segunda-feira, 24 de agosto de 2009

TV, Vídeo e Sala de Aula.

O mundo atual tem sido sinalizado por mudanças nas várias áreas do conhecimento e das atividades sociais. Essas mudanças e transformações avançam pelas invenções tecnológicas do presente – as novas tecnologias de informação e comunicação – em que se destacam o rádio, a televisão e o computador.
A televisão e o vídeo proporcionam uma pluralidade cultural e variedade de interpretações na construção do conhecimento.
Desde que fora criada, a televisão faz chegar o mundo e suas mudanças em nossos lares. É através dela que milhões de pessoas viajam por diversos países sem ir até eles, ficam sintonizados como o mundo e a realidade que por ela chega aos nossos lares, tomam nota das novidades da moda, apaixonam-se pelos episódios marcantes das novelas e das dramáticas partidas de futebol, se envolvem nos problemas ou nas coisas boas da sociedade.
Com as novas tecnologias, foram introduzidos na educação brasileira, pelos governos federais e estaduais, projetos que visam embasar o professor no uso da TV em suas praticas pedagógicas. A maioria dos professores usa o vídeo didático como material de apoio, auxiliar, ilustrativo da aula e do conteúdo trabalhado.
Diante do contexto de mudanças sociais, oriundas da cultura, temos a necessidade de reaprender-mos de nos comunicar uns com os outros, a voar dentro de um espaço finito e a explorar novas regiões dentro de uma determinada geografia. Assim nos deparamos com uma nova realidade que atinge a educação tradicional, onde temos que aprender um novo tipo de comunicação. Ao falarmos de um novo tipo de comunicação na escola, falamos da comunicação televisiva / TV e vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário